Provas do Enem para o ano de 2017

As provas do ENEM 2017 são uma das mais esperadas no ano, isso porque o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) representa para a maioria dos jovens a única forma de cursar o ensino superior de forma gratuita. Somente através da nota obtida nestes exames é que o aluno pode concorrer as vagas em universidades estaduais e federais por meio do SiSu e em instituições acadêmicas de nível superior particulares por meio de bolsas parciais de 50% ou integrais 100% através do ProUni – Programa Universidade para todos.

Quando acontecem as provas do enem 2017:

As provas do Enem 2017 ocorrem geralmente ao final do ano entre os meses de outubro e novembro, sempre aos finais de semana sendo dois dias de prova (sábado e domingo), como regra temos a divisão do exame em 5 matérias básicas, sendo que no primeiro dia temos a aplicação da prova de: Ciências humanas e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Já no segundo dia temos as provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias e a Redação.

provas-do-enem-2017

Matérias que envolvem as provas do enem 2017:

Na prova do Enem 2017 as questões envolvem todas as matérias da grade curricular: Português, Matemática, Química, física, biologia e etc.

Além dessas matérias o Enem cobra de seus participantes que eles estejam atualizados com a realidade mundial, dessa forma não somente os desafios que o Brasil enfrenta são cobrados na prova, mas sim, questões de conflitos internacionais que tenham grande relevância: Guerras, medidas de contenção, eleições etc todas essas matérias são cobradas em formas de conhecimentos gerais que os alunos devem possuir.

Objetivo de descobrir o nível de conhecimento:

O maior objetivo da prova do Enem 2017 é descobri o nível de conhecimento e interação social que os alunos tem com o tema e a sociedade.

As perguntas do Enem são outra forma que diferencia o exame dos demais, ao invés de perguntas prontas Enem exige que o aluno interprete o corpo da pergunta de forma coesa, dessa forma todas as questões apresentam um ou mais textos bases onde cabe ao alunos interpretar qual a alternativa está correta.

Lembrando que cada questão do Enem 2017 possuem 5 alternativas: A, B, C, D e E, e somente uma estará correta.