Como funciona o Enem 2017

Como funciona o Enem 2017: Muitas estudantes que vão prestar o Enem 2017 ainda tem muitas dúvidas sobre como funciona o exame e para que ele serve.

Para começar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é utilizado para averiguar o nível de aprendizado dos alunos do ensino médio e a partir das notas obtidas pelos estudantes estabelecer um panorama da educação Brasileira.

Mas conforme o Enem foi sendo aplicado ele deixou de ser um mero instrumento de classificação do aprendizado para se tornar a principal forma de ingressar em uma instituição de Ensino superior, hoje em dia o Enem já tomou o lugar dos vestibulares tradicionais que já foi abolido em muitas das instituições de ensino.

enem-2017-como-funciona-resultado

Cartão de confirmação do Enem 2017 , é importante para confirmar a sua inscrição para o enem 2017.

Dicas importantes:

A maioria das Universidades Federais por exemplo já utilizam o Enem como única forma de ingresso em seu campus, a única exceção fica para os cursos em que se exigem habilidades especiais que não são cobradas no Enem, como é o caso dos cursos de Design, Dança, canto e libras.

Estes cursos demandam um segundo teste para medir e qualificar as habilidades dos alunos.

Atenção aos prazo de inscrição:

Depois de feito o Enem 2017 é hora do aluno ficar atento aos prazos de inscrição e ir em busca de uma vaga na rede de instituição tanto publica quanto privada, para isso o aluno irá se cadastrar nos programas SiSu responsável pelas vagas em instituições de ensino Federais e Estaduais e no ProUni que é responsável pela concessão de bolsas de estudos nas redes privadas de ensino, as vagas são delimitadas pela própria instituição ofertante e é por ela que passam a aprovação da documentação entregue pelo aluno.

Informações e declarações pessoais:

O aluno deve ser verdadeiro na declaração de suas informações pessoais e econômicas, todas as informações declaradas tanto no Enem quanto nos programas de concessão de bolsas serão verificadas e caso ocorra alguma divergência entre os dados informados no cadastro e os levados para averiguação o candidato perderá a chance de ter a bolsa não cabendo recurso para o mesmo.

É de total responsabilidade do aluno fornecer informações verídicas e comprováveis isso garante a lealdade e o merecimento na hora da concessão da bolsa.