Como calcular a nota do Enem para 2017

Como calcular a nota do Enem para 2017: Apesar de parecer algo muito simples muitos estudantes que prestaram o Enem 2017 (Exame Nacional do Ensino Médio) ainda fazem muita confusão na hora de fazer o cálculo total das notas no exame, isso ocorre porque o portal oficial do Enem só fornece as notas por matérias sendo essas: Ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e a nota da redação.

Como funciona as Notas das matérias:

Dessa forma o o Resultado do Enem 2017, só fornece as notas por matéria e não sua média total no exame e é justamente essa média total que corresponde ao seu resultado, é através dela que você entra para concorrer nas vagas de bolsas de estudo tanto em instituições Públicas como privadas.

Dessa forma calcular a nota é muito importante para que o aluno tenha a real noção do seu resultado no Enem 2017.

resultado-enem-2017-3

Como fazer a conta das notas do Enem 2017:

Na hora de fazer a conta quando pegar o gabarito do enem 2017,  é muito simples basta somar as 5 notas e dividir o resultado por 5, lembrando que esse cálculo é o resultado simples sem levar em consideração os pesos que algumas universidade dão para determinadas matérias.

Por exemplo uma instituição que estabeleça o peso de 2* para a área de humanas, o candidato irá multiplicar a nota que teve nessa matéria por 2 e depois fazer a mesma coisa com as demais matérias.

Os cálculos podem ser feitos Automaticamente pelo Sisu e pelo Prouni 2017:

Mas para quem tem dificuldade no cálculo não precisa se desesperar, os principais sistemas de bolsa que são o SiSu e o ProUni fazem automaticamente o cálculo da sua nota.

No ProUni as universidades não colocam peso nas matérias, já no SiSu cada instituição estabelece um peso diferente que vai variar de acordo com o curso escolhido.

Peso maior de pontuação poderá ser de exatas:

Nas matérias da área de exatas há um peso maior nas áreas de Matemática e ciências da natureza uma vez que essas exploram matérias que tem mais haver com a essência do curso de exatas. Já nos cursos das áreas de Humanas há uma maior valorização das áreas que tratam as ciências Humanas no Enem. Dessa forma ocorre nas demais áreas e cursos.